top of page

Trabalho Temporário: saiba as vantagens e o porquê de contratar

Com a retomada das atividades, a abertura de vagas temporárias ganha força, especialmente com a proximidade da Black Friday e das festas de fim de ano.


Trabalho Temporário: saiba as vantagens e o porquê de contratar
Com a retomada das atividades, a abertura de vagas temporárias ganha força, especialmente com a proximidade da Black Friday e do final de ano. — Crédito da Imagem: Freepik Brasi

Se o setor da sua empresa tem oscilação periódica de mão de obra, a contratação de temporários é uma excelente maneira de manter a produtividade em alta e reduzir os custos.


Ainda assim, a contratação de mão de obra temporária é um mistério para muitas empresas, e neste artigo buscaremos dirimir as principais dúvidas sobre o tema.


Demanda

Com a retomada das atividades, a abertura de vagas temporárias ganha força, especialmente com a proximidade da Black Friday e das Festas de final de ano. Neste cenário, a tendência é que as compras aumentem, especialmente no e-commerce — que é a força de Extrema-MG, conforme explicamos no artigo “Tecnologia, logística e empregos são sinônimos de Extrema-MG” — que vendeu mais de R$35 bilhões no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 72,2%, em comparação ao mesmo período de 2020.


Segundo a Behup, uma Pesquisa de Retomada do Consumo, 47% das pessoas pretendem aproveitar as promoções da Black Friday. Portanto, a lógica é que aumentando as vendas, a necessidade por mão de obra também cresça. Neste contexto, os temporários são fundamentais.


Porém há pontos importantes que precisam ser levados em conta antes da contratação desses profissionais:


  • Áreas que necessitam dos temporários;

  • Regiões de atuação;

  • Período da contração;

  • Remuneração;

  • Benefícios;

  • Os diferenciais da empresa para encantar estes candidatos.


A integração com a sua atual equipe de colaboradores também conta para um resultado mais assertivo na seleção dos candidatos que farão a diferença na operação. Descubra como o Grupo FX pode te ajudar a economizar até 40% com mão de obra.


Desafios

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é recrutar os profissionais com as habilidades que o mercado deseja. De acordo com a Sociedade de Gestão de Recursos Humanos, 75% dos profissionais de recrutamento dizem que há escassez de candidatos qualificados.


A falta de talentos é ainda pior em alguns setores-chave como o de engenharia. Mesmo com a alta taxa de desemprego, os recrutadores ainda têm dificuldades de encontrar pessoas com as expertises corretas. Neste sentido, contar com empresas como o Grupo FX — que faz uso do poderoso ATS PandaPé com mais de 40 milhões de currículos — é uma boa, além disso, o crescente grupo de talentos autônomos e temporários disponíveis no mercado pode ajudar o seu negócio a acessar as habilidades que a sua empresa precisa.


Atingir a máxima eficiência no custo de capital humano é a principal meta da maioria dos departamentos de Recursos Humanos e engajar-se com o mercado de temporários é uma boa maneira de alcançá-la.


O Município de Extrema, uma das localidades com maior demanda por mão de obra temporária — graças ao "boom" do e-commerce —, assumiu, segundo o Caged, a ponta em geração de empregos no Sul de Minas Gerais e a 13ª posição em seu Estado. Só no mês de julho foram novas 1.978 posições de trabalho.


Na contramão, a contratação de efetivos (CLT) é um compromisso financeiro considerável, com custos que variam desde Recrutamento e Seleção, onboarding e treinamento, até salário e benefícios. Fora que enquanto as posições não são preenchidas, as empresas perdem dinheiro e produtividade.


A mão de obra temporária fará melhor uso de seu orçamento, garantindo o pagamento pelas habilidades que o seu negócio precisa. Isso pode ser particularmente importante se você tiver demandas de curto prazo, a exemplo da força de trabalho adicional para um pico sazonal de demanda.


A forma como as pessoas e as empresas trabalham está mudando em todo o mundo. Se você quer acompanhar as tendências de aquisição de talentos e as altas expectativas do mercado, você precisa mudar a forma como encontra e contrata mão de obra. Clique aqui e conheça as soluções especializadas do Grupo FX.


Dados reais:


  • 76% dos líderes de capital humano estão fazendo da força de trabalho temporária uma parte fundamental de sua estratégia geral de força de trabalho;

  • Trabalhadores autônomos na UE têm níveis mais altos de satisfação no trabalho do que a força de trabalho no geral;

  • 75% dos líderes financeiros corporativos consideram os freelancers e funcionários temporários como uma parte importante das práticas de empregabilidade de sua empresa.


Para te ajudar a contratar não somente mão de obra temporária, mas as que atenderem ao seu negócio, conte com Grupo FX, que possui ferramental moderno — como o ATS PandaPé, o qual é integrado ao Infojobs e pertence ao gigante RedArbor —, além de parcerias estratégicas, como a Flash Benefícos e a MedNet, permitindo entregar de forma integral, desde soluções em Recursos Humanos até Segurança e Medicina do trabalho (conheça as nossas soluções ou confira nossas vagas).


Para saber mais sobre Mão de Obra Temporária, acesse o nosso Portal.


Se for compartilhar o nosso conteúdo, por favor, não deixe de citar a fonte, afinal, mais do que negócios, transformamos pessoas.


por Grupo FX


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page