top of page

Tecnologia, logística e empregos são sinônimos de Extrema-MG

Com taxa de desemprego menor que 2%, grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia, Extrema responde por quase 25% do e-commerce do Brasil.


Tecnologia, logística e empregos são sinônimos de Extrema-MG
O município receber diariamente cerca de 10 mil trabalhadores flutuantes, ou seja, pessoas que trabalham em Extrema, mas vivem em outras cidades.

Lar de centenas de empresas — de micro às multinacionais gigantescas — hoje o Município de Extrema envia uma de cada quatro compras realizadas nos e-commerces do Brasil e, tal qual falamos em outros artigos como o “Extrema, o diamante bruto de Minas Gerais”, a proximidade com a capital paulista (cerca 100 km) e as baixas taxas tributárias, a exemplo do ICMS que é 50% menor que o de São Paulo, alavancam um crescimento frenético e a demanda por profissionais.


Hoje a oferta de empregos é muito maior que a população local, forçando que as empresas e as consultorias de recursos humanos busquem pessoas em outras cidades e estados, criando uma crise imobiliária sem precedentes.


Segundo o Estadão, dados do IBGE apontam que o município tinha, em 2021, 37 mil habitantes. Contudo, um levantamento feito pela prefeitura de Extrema mapeou aproximadamente 53 mil moradores na cidade, o que representa um crescimento populacional de 43%. Soma-se a isto, o fato de o município receber diariamente cerca de 10 mil trabalhadores flutuantes, ou seja, pessoas que trabalham em Extrema, mas vivem em outras cidades.


Para tentar suprir parte desta demanda, tramita na câmara do município um projeto para a construção de 125 moradias, numa área de 56.832.419 m², o qual segundo informado ao G1 pelo presidente do legislativo, Sidney Carvalho, faz parte de um projeto de crescimento planejado da cidade:


Com o crescimento planejado da nossa cidade, faz-se necessária a criação de novos projetos habitacionais que vão encontro do desenvolvimento urbanístico de Extrema. O poder público precisa estar atento às demandas emergenciais que trazem qualidade de vida a nossa população, de forma geral. O gerenciamento da gestão política emoldura-se pela adoção de posturas e ações fomentadas para o bem-estar e a comodidade da nossa gente. É mais que compromisso — é responsabilidade pelo dever de fazer melhor por nossa Extrema.

A gigante logística JSL é um dos 6000 CNPJs que investem na cidade e, recentemente, inaugurou um Centro de Distribuição/CD da General Mills na localidade, conforme informamos em nosso artigo “Gigantes chegam ao Sul de Minas Gerais e região”. De acordo com o a Revista Exame, a JSL pretende otimizar os seus armazéns com a instalação de um sistema de automatização do processamento de cargas que utiliza robôs, os quais informarão ao operador do remanejamento de produtos qual é a data mais próxima de vencimento para que os mesmos fiquem na ponta, sejam retirados e distribuídos prioritariamente. Este processo será feito com empilhadeiras automatizadas, sensores e infravermelho. O CD de Extrema é um dos mais contados para receber a atualização, mesmo recém-inaugurado.


Dentre as milhares de empresas cadastradas em Extrema, cerca de 300 são do setor industrial e todos os investimentos feitos neste e em outros segmentos, refletem no mercado de trabalho, a exemplo dos mais de 4,5 mil postos de trabalho formais criados no último ano, o melhor desempenho de Minas Gerais. E como informamos no artigo “O Sul de Minas gerou mais de 20 mil empregos no primeiro semestre de 2022”, mais de 1400 novos postos foram criados só neste ano.


Diante disso, para serem mais assertivas e ágeis, as empresas precisam recorrer às consultorias especializadas de Recursos Humanos, tal qual o Grupo FX que possui ferramental moderno — como o ATS PandaPé, integrado ao Infojobs e pertencente ao gigante RedArbor —, além de parcerias estratégicas, como a Flash Benefícios e a MedNet, permitindo atender de forma integral, desde soluções em Recursos Humanos até Segurança e Medicina do trabalho. Clique aqui e conheça as soluções do Grupo FX.


Se for compartilhar o nosso conteúdo, por favor, não deixe de citar a fonte, afinal, mais do que negócios, transformamos pessoas.


por Grupo FX


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page