top of page

O Sul de Minas gerou mais de 20 mil empregos no primeiro semestre de 2022

Varginha e Extrema puxam a fila com mais de 3 mil vagas formais de trabalho no período.


O Sul de Minas gerou mais de 20 mil empregos no primeiro semestre de 2022
Durante o mês de junho, Varginha foi a cidade que mais gerou empregos formais com 709 posições e Extrema ficou na quinta colocação com 257

O Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontou que o Sul de Minas foi o responsável pela criação de 22,3 mil postos de trabalho nos primeiros seis meses deste ano.


Durante o mês de junho, Varginha foi a cidade que mais gerou empregos formais com 709 posições e Extrema ficou na quinta colocação com 257. Com este desempenho, Varginha tomou a ponta no agregado do semestre, conforme Top 10 de municípios empregadores do Sul de Minas no primeiro semestre de 2022:


  1. Varginha: 1.743

  2. Extrema: 1.429

  3. Poços de Caldas: 1.163

  4. Pouso Alegre: 1.126

  5. Passos: 730

  6. Alfenas: 726

  7. Três Corações: 713

  8. Lavras: 682

  9. Três Pontas: 641

  10. Monte Belo: 499


Um fato interessante, o qual inclusive informamos no nosso artigo “Extrema, o diamante bruto de Minas Gerais”, é que mesmo possuindo uma população quase 4 (3,72) vezes menor que a de Varginha — 137.608 x 36.951 habitantes —, Extrema gera muitas oportunidades de emprego, dentre outros motivos por sua posição geográfica e infraestrutura.


Neste sentido, o município está dentre os que receberão a tecnologia do 5G até o final de 2029. Parece distante, mas a quantidade de tecnologia e infraestrutura necessárias para que isso seja possível é bilionária. Ainda assim, o Sul de Minas tem o 5G sendo testado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) no Município de Santa Rita de Sapucaí. O local é um dos principais pontos de estudos sobre a Tecnologia no Brasil, conforme explicou ao G1, Francisco Portelinha, Coordenador de Projetos do Inatel:


No Inatel nós desenvolvemos um protótipo chamado 5G In a Box. Com ele, ainda em testes de laboratório, com uma potência radiada dentro desse laboratório, conseguimos testas a funcionalidade do 5G. Já fazemos chamadas, já fazemos conexões de usuários, comprovando que a tecnologia é funcional e o nosso conceito de uma rede em uma caixa para prover conectividade é viável e funcional.

Diante disso, percebe-se facilmente a necessidade das empresas se adaptarem às tecnologias e as novas demandas de mão de obra. É, neste momento, que se faz necessário recorrer às consultorias Recursos Humanos especializadas, como o Grupo FX que possui ferramental moderno — como o ATS PandaPé, o qual é integrado ao Infojobs e pertence ao gigante RedArbor —, além de parcerias estratégicas, como a Flash Benefícos e a MedNet, permitindo atender de forma integral, desde soluções em Recursos Humanos até Segurança e Medicina do trabalho.


Em suma, o Sul de Minas é uma fonte inefável de novas oportunidades, tanto para empreendedores e grandes empresas, quanto para quem busca recolocação no mercado de trabalho. E ter uma consultoria, a exemplo do Grupo FX, que pode facilitar a interação destes dois universos, torna tudo mais fácil e proveitoso.


Se for compartilhar o nosso conteúdo, por favor, não deixe de citar a fonte, afinal, mais do que negócios, transformamos pessoas.


por Grupo FX


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page