top of page

10 qualidades de um líder de sucesso

Liderar uma equipe, trazer resultados e ser reconhecido se tornou o objeto de desejo da maioria dos trabalhadores do Brasil, ao menos é o que indica um estudo realizado pelo LinkedIn, o qual aponta que 52% dos brasileiros acreditam que o principal motivo para mudar de emprego é a oportunidade de conquistar cargos mais altos.


10 qualidades de um líder de sucesso
Um líder precisa ser admirado para ser seguido e delegar funções é essencial para criar uma equipe organizada e eficiente

Talvez incentivados pela hipótese de maior estabilidade e ganhos financeiros — especialmente em meio a uma crise que se alastra por anos no país, onde as incertezas são muitas —, bastantes desses profissionais se aventuram em atividades nas quais não têm afinidades ou competência para exercer, deixando de lado o preparo, especialmente no que tangem as famosas soft skills, que simplificando são as habilidades comportamentais e competências de um indivíduo.


É neste cenário, que trazemos uma lista com as 10 qualidades de um líder de sucesso, compiladas a partir do que fora apresentado pela Forbes, uma importante revista de negócios e economia dos Estados Unidos, confira:


1. Honestidade

Um líder precisa ser admirado para ser seguido. Para isso, sua conduta ética tem que ser exemplar. Normalmente, os líderes seguem e passam aos subordinados os valores e crenças da empresa. O ideal é incentivar seus funcionários a criar o hábito da honestidade, o que influenciará no ambiente de trabalho e no resultado da empresa.


2. Capacidade de delegar

Delegar funções é essencial para criar uma equipe organizada e eficiente. Além de mostrar confiança nos empregados, você também tem liberdade para focar nas suas competências. O caminho para delegar é identificar os pontos fortes de cada um da equipe e tirar o proveito deste sistema.


3. Comunicação

Ser capaz de descrever de forma clara o que você quer é extremamente importante para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos membros e criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável também. Estar acessível aos seus funcionários e conversar fora do horário de trabalho pode ajudar no processo de estabelecer comunicação.


4. Senso de humor

O ambiente de trabalho influencia — e muito — na produtividade. Ter um chefe mal-humorado pode atrapalhar nesse quesito. O bom humor, por outro lado, é um motivo a mais para as pessoas acordarem de manhã para virem trabalhar. Não levar problemas e preocupações tão a sério pode quebrar o clima tenso do dia a dia.


5. Confiança

Qualquer empresa enfrentará tempos ruins, mas cabe ao líder mostrar confiança no negócio e passar tranquilidade aos funcionários. Grande parte do trabalho do líder é apagar incêndios e manter a moral da equipe, assim como o nível de confiança no negócio.


6. Compromisso

Se você espera que sua equipe trabalhe duro e o faça com qualidade, você é o primeiro a dar esse exemplo. Não há motivação maior do que ver o chefe estar comprometido com o projeto que você também ajuda a criar. Provar seu comprometimento com a empresa só vai ganhar o respeito dos subordinados, assim como inspirá-los a ir além.


7. Atitude positiva

Se sua equipe está feliz e otimista, ela não vai se importar de se doar um pouco mais por um objetivo comum. Como já foi dito, o exemplo é fundamental para os funcionários seguirem o líder. Portanto, ser otimista e ter atitudes positivas tornará o ambiente mais leve e produtivo.


8. Criatividade

Como líder, é importante aprender a ter decisões rápidas e lidar com improvisos. Abusar da criatividade pode ajudar nessas horas, especialmente em locais carentes de digitalização e acesso a informação.


9. Intuição

Nem tudo vai correr conforme o planejado, e aí que sua intuição entra em cena. Geralmente, se basear nas experiências passadas pode ajudar a tomar uma boa decisão.


Ainda assim, em ambientes mais digitais, onde o acesso aos dados e às informações em tempo real são constantes, basear a tomada de decisão em dados e análise de cenários continua sendo a melhor opção.


10. Capacidade de inspirar

A criação de um negócio, muitas vezes, envolve um pouco de visão. Especialmente em startups, inspirar sua equipe para investir no futuro é vital. Incentivar os funcionários e passar a sensação de que o negócio também é deles é a melhor forma de reter talentos e mantê-los engajados.


FONTE: InfoMoney

VERONESI, L. B. 10 qualidades que todo bom líder deve ter. InfoMoney. São Paulo, 21 de fev. de 2014. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/carreira/10-qualidades-que-todo-bom-lider-deve-ter/>. Acesso em: 12 de jul. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page