top of page

Você sabe, o que é fit cultural?


Fit cultural nada mais é que a capacidade que um candidato tem, de se adequar bem dentro da empresa, ou seja, de compartilhar os mesmos valores, crenças, atitudes, postura, linguagem, gostos, objetivos de vida e comportamentos necessários e relevantes para a organização, com esse alinhamento é bem possível que suas habilidades sejam realmente aproveitadas ao máximo. 

Podemos chamar de encaixe perfeito, seria a forma como um profissional pode e deve se  encaixar diretamente com a cultura organizacional da companhia. 

Para ilustrar podemos usar o quebra-cabeças nesse exemplo:

 Imagine que a cultura da empresa é um grande quebra cabeça, e  seus colaboradores são as peças do jogo, pois são eles, os recursos humanos, que compõem o quebra-cabeças montado,que resultam, na cultura da organização. 

No entanto, para que as peças se ajustem adequadamente, é necessário um encaixe perfeito, como já mencionamos.

O fit cultural nada mais é do que esse encaixe, esse ajuste perfeito é o elo entre os colaboradores e a cultura organizacional da empresa.



Quando um candidato ou colaborador consegue absorver e  refletir as crenças, comportamentos e atitudes da empresa, adapta-se  a elas sem quaisquer dificuldades, concluímos que o fit cultural está estabelecido. 

Por meio dele, além de engajamento e motivação dos profissionais, conseguimos ter pessoas que vestem a camisa e se tornam embaixadores da marca. 

E essa sinergia entre as pessoas e a empresa reflete no clima organizacional. O que, no final, é bom para todo mundo, podemos chamar de win-win.

O Fit Cultural considera muito mais os aspectos culturais, regras, rituais e comportamentos que poderiam passar despercebidos. Isso porque, muitas vezes, é necessário mergulhar mais profundamente no universo do candidato.

Portanto, avaliar o candidato é uma premissa muito importante porque permite  medir a sintonia entre o colaborador e a empresa. Isso reflete positivamente na equipe, gerando sensações de pertencimento e permanência e reduzindo o turnover

Saber avaliar o Fit Cultural também é importante para garantir contratações mais assertivas e para manter os colaboradores motivados no ambiente de trabalho.

Logo, vale a pena investir tempo na aplicação desse conceito nos processos de recrutamento e seleção.


E nós do Grupo FX, podemos ajudar a sua empresa nesse processo, pois quando se trata de recrutamento e seleção somos especialistas na área. 

Grupo FX mais que negócios, transformamos pessoas!. 



Por: Manoela Duarte.

Comments


bottom of page