top of page

O que fazer quando um recrutador não te ligar depois de uma entrevista?

Você sai da entrevista confiante com o processo seletivo, porém, os dias passam e você não recebe um retorno. Esse é um processo que gera incertezas e ansiedade. E pensando nisso, separamos algumas recomendações para que você tome a iniciativa e saiba o que aconteceu.


O que fazer quando um recrutador não te ligar depois de uma entrevista?
Infelizmente existem vários motivos pelos quais as empresas não retornam o contato após uma entrevista de emprego, gerando ansiedade e incertezas.

Verificação e análise após uma entrevista de emprego

Alguns passos para verificar se a entrevista correu bem:


  1. Você foi pontual com o horário da entrevista?

  2. Você se expressou de forma clara, sincera e transparente?

  3. Você fez sua pesquisa sobre a empresa?

  4. Você respondeu de maneira assertiva as perguntas?

  5. Você detalhou suas habilidades e mostrou como elas se encaixam na posição?

  6. Você estava atento à sua linguagem corporal?

  7. Você demonstrou motivação e desejo de aprender?


Recomendações para quando o recrutador não ligar

Os motivos pelos quais eles não entram em contato com você após a entrevista de emprego podem ser vários. Dentre eles, podemos destacar os seguintes.


  • Outro candidato é mais adequado para o trabalho;

  • O responsável pelo processo seletivo está de férias ou com muito trabalho;

  • Os candidatos finalistas estão sendo analisados ​​para a tomada de decisão;

  • O processo de recrutamento está em espera, em andamento ou já foi finalizado;

  • Você forneceu as informações de contato erradas.


Embora esses sejam os motivos mais comuns, não podemos presumir que fazemos parte dessas opções, pois é fato que cada caso é diferente. Se continuar lendo, encontrará várias dicas para agir em uma situação como essa e tirar dúvidas.


1. Tome a iniciativa e entre em contato com o recrutador

Após cerca de uma semana, você pode escrever ao recrutador para perguntar sobre o status do processo. A melhor maneira de fazer isso é por e-mail. Em primeiro lugar, você pode agradecê-lo pelo tempo e pela oportunidade da entrevista. Aproveite para enfatizar seu interesse em fazer parte da empresa.


2. Evite que o recrutador se sinta pressionado

Escreva a sua mensagem em tom cordial para evitar pressão sobre o recrutador e o seu tempo na tomada de decisões. Se já passaram 48 horas desde o envio do e-mail, você pode ligar para mostrar interesse pelo cargo e agilizar o processo seletivo. Lembre-se de falar com transparência e calma.


3. Continue buscando outras oportunidades de emprego

Manter a procura de emprego ativa fará com que você se concentre em outras coisas e não perca tempo esperando ser chamado, esse é um dos erros mais comuns que a maioria dos candidatos cometem. Não se sabe se eles vão ligar para você ou não, portanto, é fundamental que você continue procurando trabalho e melhorando seu currículo.


Procurar um emprego é um processo, por isso não se desespere se eles não ligarem para você rapidamente. Lembre-se de analisar cada entrevista assim que terminar para melhorar nas próximas. Desejamos a você muito incentivo em seu processo seletivo!


FONTE: Infojobs

O QUE fazer quando o recrutador não liga depois de uma entrevista. Infojobs. São Paulo, 30 de jun. de 2021. Disponível em <https://www.infojobs.com.br/blog/o_que_fazer_quando_o_recrutador_nao_liga_depois_de_uma_entrevista__16078.aspx>. Acesso em: 09 de mai. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page