top of page

Candidatos a seleções devem dar atenção a currículo e entrevista

Atualizado: 27 de abr. de 2022

Habilidades e competências também são importantes para que eles se destaquem.


Candidatos a seleções devem dar atenção a currículo e entrevista

A chegada do início do ano promete um novo cenário para o mercado de trabalho, já que especialistas esperam uma retomada econômica após dois anos de pandemia da covid-19. De acordo com o head account grandes contas José de Vasconcelos Neto, que trabalha em uma empresa de consultoria, com o alto índice de vacinação no Brasil, as empresas estão voltando a produzir e, com isso, há também um aumento na procura natural por mão de obra qualificada.


Para quem encontra seleções abertas, o primeiro passo, geralmente, é enviar o currículo àquela organização que está recrutando pessoas. A principal orientação do especialista é que o candidato tenha atenção em fazer a descrição detalhada de todas as atividades realizadas em suas experiências.


"Um dos maiores erros por parte dos candidatos é suprir informações importantes das atividades que ele realizava antes. Outro ponto importante seria contar sua história profissional, descrever todas as experiências em ordem cronológica, pois isso possibilita que o recrutador possa entender a carreira deste candidato e considerar tudo o que já foi desenvolvido por ele", orienta.

Além disso, o trabalhador também deve ser objetivo e dar atenção às datas de entrada e saída das empresas, assim como informações básicas, como nome completo, endereço, contato e e-mail, não sendo necessário fotos ou mencionar redes sociais que não sejam ligadas ao meio profissional.


Passada esta etapa, se o candidato for escolhido entre vários, vem a entrevista. Segundo José, neste momento, é necessário entender para qual empresa e cargo a pessoa está concorrendo, pois isso difere na forma de se realizar uma apresentação.


"Entenda que existe uma diferença entre uma entrevista para um cargo de gerente e para um cargo de vendedor; é importante se adequar ao que a empresa está esperando. Pesquise sobre os valores da empresa na internet, fotos de confraternizações e encontre profissionais no LinkedIn. Assim você entende um pouco de como deve se portar; sempre com o básico: educação e postura", ensina o head account.

As pessoas que chegam até a fase da entrevista de forma online devem seguir mais regras. A primeira é procurar um ambiente no local que seja livre de barulhos e ruídos altos, como obras ou muita movimentação. Caso não seja possível, informar logo no início da entrevista que pode haver certa intercorrência durante a conversa - José diz que os recrutadores sabem da realidade de se fazer entrevistas online, mas sempre é necessário avisar antes para evitar constrangimentos.


Outro ponto importante é que o candidato deve ser sempre profissional e evitar roupas como regatas e pijamas, que não são apropriadas para uma entrevista. Também não é bom que ele fale mal de suas outras experiências ou de seus ex-gestores, pois essa atitude é vista como antiética e muito mal avaliada em processos de seleção. Falar apenas de si é a saída.


Com a concorrência excessiva do mercado de trabalho, os profissionais de hoje precisam se destacar. Na avaliação de José, as habilidades e competências são muito importantes neste momento.


"As empresas estão se aprimorando em ferramentas tecnológicas e de gestão, então é sempre necessário buscar quais plataformas de trabalho estão sendo usadas atualmente, quais programas as grandes empresas utilizam. Faça uma pesquisa antes de buscar se profissionalizar. Estão em alta cursos na área da gestão, seja de pessoas ou de processos. As empresas estão buscando profissionais que sejam donos de seu próprio espaço e tragam novas ideias, além de produtividade e entrega", afirma o especialista.

Veja algumas habilidades e competências para currículo que os recrutadores valorizam:


  • Criatividade;

  • Organização;

  • Comunicação;

  • Colaboração;

  • Adaptabilidade;

  • Receptividade a feedback;

  • Negociação;

  • Flexibilidade;

  • Liderança;

  • Trabalho em equipe;

  • Resolução de problemas;

  • Diagnóstico de problemas;

  • Tomada de decisões;

  • Uso de ferramentas de organização e produtividade;

  • Falar em público.


Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego


  1. Seja pontual: Quem se atrasa na entrevista passa uma impressão errada sobre comprometimento e disciplina.

  2. Cuide da aparência: É preciso seguir o código de vestimenta da empresa da qual você deseja fazer parte.

  3. Fale a verdade: Além de ser algo completamente errado e que não fará nenhum bem no futuro, mentir pode colocar você em saias justas na hora da entrevista.

  4. Mostre que conhece a empresa: Faça uma pesquisa prévia sobre a instituição e dialogue com o profissional no momento da conversa.

  5. Saiba ouvir: Evite atropelar o seu interlocutor e sempre ouça com atenção as perguntas Questione e tire as dúvidas: Isso demonstrará ao recrutador o interesse e vontade de aprender mais sobre a vaga, a empresa e outras questões.

  6. Seja confiante: Uma boa qualificação é fundamental para que você saiba do que está falando na hora da conversa com o recrutador.


FONTE: O Liberal

VAZ, Elisa. Candidatos a seleções devem dar atenção a currículo e entrevista. O Liberal. Belém, 03 de jan. de 2022. Disponível em: <https://www.oliberal.com/economia/concurso-e-emprego/candidatos-a-empregos-devem-dar-atencao-a-curriculo-e-entrevista-1.476987>. Acesso em: 03 de jan. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

Comments


bottom of page