top of page

Quer mudar de carreira? Descubra como

Saiba como planejar uma mudança de profissão e como encontrar oportunidades.


Quer mudar de carreira? Descubra como
Mudar de carreira nunca é fácil, seja na hora de tomar essa decisão ou no passo a passo para que a transição aconteça.

Mudar de carreira nunca é fácil, seja na hora de tomar essa decisão ou no passo a passo para que a transição aconteça. A verdade é que construir uma jornada profissional sólida é desafiador em qualquer momento da vida, mas não significa que esse deve ser o motivo de desistência, principalmente quando se trata de um novo objetivo.


Segundo a pesquisa da Kaspersky, 53% dos brasileiros consideram mudar de emprego, porcentagem bem maior que a média global (35%). Indicando que, para a maior parte dos brasileiros, a necessidade de uma transição de carreira é grande, mesmo que existam incertezas.


Para ajudar neste momento, separamos algumas dicas que podem nortear sua nova jornada profissional. Acompanhe!


Qual é a motivação para essa mudança?

Para ter certeza da escolha, avalie os pontos que o levaram a desejar a transição de carreira. Faça uma análise de prós e contras da mudança e do que impulsionou que ela acontecesse, além de pensar sobre o novo mercado em que irá entrar.


Existem muitas razões que podem influenciar essa decisão, como:


  1. Falta de oportunidades em um mercado específico;

  2. Falta de perspectivas de crescimento na área ou empresa;

  3. Escolha de carreira precocemente ou por pressão familiar.

  4. Entre outros fatores que devem ser considerados de forma individual por quem está enfrentando cada uma dessas situações.


Vale ressaltar que não há idade mínima ou máxima para ter vontade de mudar de profissão ou para alcançar realização profissional e pessoal.


Planejamento e preparação para a nova carreira

Após decidir qual profissão irá seguir, comece a fazer uma pesquisa completa sobre a área. Isto é, entender o contexto geral e organizar seus passos da melhor forma possível.


Pesquise sobre a profissão, as qualificações e características necessárias para exercê-la, as opções de carreira e as melhores empresas. Além disso, faça uma análise da área para entender como estão as vagas e a dinâmica do mercado.


Com essas informações aprofundadas você poderá mapear suas necessidades, como por exemplo:


  • Quais cursos preciso ter para exercer essa profissão?

  • Como estão as oportunidades?

  • Qual a faixa salarial para iniciantes nessa área?

  • Essas são algumas das perguntas que você deve ter em mãos para programar suas ações e entender o que é preciso para transformar sua carreira, quanto tempo levará e quanto irá custar, por exemplo.


Um bom planejamento conta com pesquisa, análise e paciência. Tenha em mente que uma transição profissional leva tempo e isso é normal. É necessário aplicar suas capacidades em aprender novos conhecimentos e entender as novas necessidades.


Conecte-se com pessoas e troque experiências

Construir bons relacionamentos no ambiente profissional faz toda a diferença para desenvolver novas habilidades, trocar experiências e ideias e estar por dentro do que está acontecendo na sua área de atuação, além da visão geral de como está o mercado nacional. Na hora de começar uma nova trajetória profissional não é diferente.


Converse com pessoas que também fizeram transição de carreira, que estão na mesma área que você pretende atuar e até com profissionais de outros segmentos. Esse hábito pode te ajudar muito em momentos de adaptação, decisões e conexões profissionais.


Salas de aula, cursos, workshops, grupos de debate e redes sociais são bons espaços para aumentar sua rede de relacionamentos através de assuntos de interesse e troca de perspectivas e vivências.


E vale lembrar: não feche as portas que já abriu. Isto é, mesmo que não tenha a intenção de continuar ou retornar para o mercado que experienciou, manter boas relações e respeito com antigos colegas e líderes faz toda a diferença no mundo corporativo.


Cuidados importantes neste período de transição

Dois cuidados que fazem a diferença neste período são: construir uma reserva financeira e dar atenção à saúde, principalmente psicológica.


Uma transição de carreira leva tempo e podem acontecer imprevistos, por isso, ter uma reserva financeira pode proporcionar maior segurança e tranquilidade durante este período.


A atenção com a saúde é uma necessidade constante, mas durante este período de mudanças pode ser um diferencial. A pressão, estresse, incertezas e mudança de hábitos influenciam o funcionamento do corpo e da mente. Fazer um acompanhamento psicológico, bons hábitos de alimentação, exercícios físicos e sono regulado fazem toda a diferença.


Dados sobre transição de carreira

Ainda de acordo com a pesquisa da Kaspersky, as principais razões por trás da vontade dos brasileiros de mudar de carreira são:


  • Manutenção de um equilíbrio justo entre a vida pessoal e profissional (50%);

  • Desejo de receber salário mais alto (49%);

  • Possuir funções mais significativas (31%);

  • Reduzir a quantidade de tempo trabalhado ou o estresse gerado pelo trabalho (31%);

  • Vontade de trabalhar por prazer (14%).

  • Já uma outra pesquisa realizada pela SurveyMonkey, empresa líder mundial em softwares de pesquisa, aponta que a cada 10 brasileiros empregados, 9 estão infelizes em seus trabalhos atuais, reforçando que o descontentamento entre os profissionais é grande, assim como a vontade de mudar.


Soft skills como diferencial para novas experiências

Ao mudar de área profissional, mesmo com conhecimentos anteriores em outras segmentações, você se torna um iniciante na nova profissão e, por isso, deverá ”começar do zero” nas novas oportunidades.


Assim, o que fará diferença nesses momentos são suas habilidades interpessoais, as chamadas soft skills. Suas habilidades comportamentais, juntamente com suas outras experiências, farão com que você saiba lidar com diferentes situações e encontrar as melhores situações e resultados.


Destaque em seu currículo e em entrevistas seu momento de transição de carreira e suas soft skills que te ajudarão nesta nova área.


Além disso, tenha em mente que você provavelmente passará pela jornada de aprendizado na própria empresa. Para isso, prepare um CV específico para estágio, fique atento aos programas das empresas específicos para trainee e esteja aberto para aprender coisas novas ou de reaprender tarefas, executando-as de formas diferentes.


Como encontrar as melhores oportunidades

Buscar oportunidades de emprego em jobsites otimiza seu tempo de procura e conecta você a diversas possibilidades ao mesmo tempo, de maneira prática e completa. Através de sites de emprego você consegue ajustar características como cargo, região, piso salarial e acessar as informações e atribuições de cada vaga. Facilitam sua candidatura aos processos seletivos para empresas por todo o Brasil.


Outra forma eficiente de buscar por oportunidades é navegar pelo microsite de empregos do Grupo FX. Clique aqui e encontre o seu novo trabalho.


Na transição de carreira, uma dica importante é pesquisar as melhores empresas para se trabalhar dentro do mercado que irá atuar. Ao acessar a aba “Avaliações de empresas” no site do Infojobs você tem acesso a mais de 11 milhões de opiniões de pessoas que já passaram ou estão nas empresas. Boa sorte!


FONTE: Infojobs

TRANSIÇÃO de carreira: tudo o que você precisa saber para tomar essa decisão. Infojobs. São Paulo, 27 de jul. de 2022. Disponível em: <https://www.infojobs.com.br/blog/transi%C3%A7ao_de_carreira__16565.aspx>. Acesso em: 08 de ago. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

Commentaires


bottom of page