8 passos para fazer uma carta de apresentação perfeita
top of page
  • Foto do escritorGrupo FX

8 passos para fazer uma carta de apresentação perfeita

Atualizado: 27 de abr. de 2022

Após terminar seu currículo, surge a dúvida: como fazer uma carta de apresentação? Veja quando enviar ou não o documento e o que colocar na carta de apresentação para emprego.


8 passos para fazer uma carta de apresentação perfeita
A carta de apresentação é um documento complementar ao currículo que serve como uma introdução ao documento, e deve convencer os recrutadores a lerem seu curriculum vitae.

Imagine-se chegando em uma entrevista de emprego.


Você se apresenta e aperta a mão do recrutador, sorrindo. São gestos simples, mas você sabe que já está sendo avaliado.


A mesma importância que essa introdução tem na entrevista, a carta de apresentação tem no seu currículo. É uma maneira de deixar o recrutador saber um pouco sobre quem é você antes de se aprofundar nos detalhes. Mas é também a oportunidade de causar uma boa primeira impressão.


Apresente-se da maneira correta com a carta de apresentação e o empregador vai implorar por aquela entrevista. Mas se vacilar, pode dar tchau para aquele trabalho dos sonhos.


Vamos ver, passo a passo, como fazer uma carta de apresentação para emprego que vai te conseguir mais oportunidades que qualquer carta de apresentação que você escreveu no passado.


O que é a carta de apresentação para currículo e para que serve?

A carta de apresentação é um documento complementar ao currículo que serve como uma introdução ao documento, e deve convencer os recrutadores a lerem seu curriculum vitae. A carta de apresentação também é conhecida como carta de motivação, carta motivacional ou carta de capa.


Quando enviar uma carta de apresentação com o currículo e quando não enviar?

Leia com atenção a proposta de emprego e as regras de como enviar o currículo.


Se a empresa pede para que uma carta de apresentação seja enviada, então é obrigatório. Não envie seu currículo sem a carta, porque vai causar má impressão. O mesmo vale para o caso inverso. Se a empresa especificar que não quer receber o documento, envie apenas o currículo sem a carta de apresentação.


Caso não esteja especificado se a carta de apresentação deve ou não ser enviada com o currículo, então é melhor enviar, já que ela irá apenas aumentar suas chances de conseguir o emprego.


O que escrever na carta de apresentação?

Escreva uma carta de apresentação diferente para cada posição em que você se candidatar, pois é importante que o documento seja personalizado para a vaga e para a empresa (vamos falar mais sobre isso adiante).


Tente deixar o corpo da carta de apresentação com no máximo 3 parágrafos e um parágrafo curto como fechamento. Idealmente, não escreva mais de 300 palavras.


Uma fórmula mais do que testada de se estruturar uma carta de apresentação é a seguinte:


  • Primeiro parágrafo: chama a atenção dos recrutadores;

  • Segundo parágrafo: mostra como você pode ajudar a empresa;

  • Terceiro parágrafo: prova que você combina com a empresa.

Com esse formato, a estrutura da carta de apresentação seria a seguinte:


  • Cabeçalho;

  • Saudação;

  • Primeiro parágrafo;

  • Segundo parágrafo;

  • Terceiro parágrafo;

  • Fechamento;

  • Saudação e assinatura;

  • Post scriptum.


Vamos passar por cada um desses itens e discutir o que pode ser escrito, então vamos aos 8 passos para fazer uma carta de apresentação perfeita:


1. Cabeçalho

Inclua apenas o básico: nome completo, título da posição e informações para contato (telefone, e-mail e LinkedIn se tiver). O cabeçalho da carta de apresentação deve estar igual ao do currículo. Não apenas com as mesmas informações, mas com a mesma estrutura também.


Ter um layout parecido entre a carta de apresentação e o currículo passa profissionalismo. Além disso, a empresa pode estar recebendo um monte de currículos, afinal, temos muita gente buscando emprego. Caso os documentos se misturem, ter o layout da sua carta igual ao do currículo ajuda na reorganização.


2. Saudação

O formato do documento é o mesmo de qualquer carta, e deve começar com uma saudação ao leitor. Algo que pode te destacar dos outros candidatos é saudar o recrutador pelo nome. Afinal, ouvir ou ler nosso nome nos chama a atenção.


Nesse caso use um simples “Prezado(a) Nome e Sobrenome”.


É fácil descobrir o nome de quem vai ler o currículo em certos casos, como quando você foi indicado para a vaga ou quando se está enviando o documento a pedido de um recrutador. Em outros casos é mais difícil, mas não deixe de tentar. Coloque seu chapéu de Sherlock Holmes e leia atentamente o “post” da vaga ou o e-mail que recebeu com a proposta.


Dica valiosa: se estiver mandando o currículo a pedido de um recrutador, inclua isso no texto da carta de apresentação e e-mail. Algo como “A pedidos de Roberto Justus, segue meu currículo” é quase que uma garantia que seu currículo será lido.


Claro que nem sempre é possível descobrir quem lerá seu currículo. Nesse caso, abra o texto com uma saudação no estilo das abaixo:


  • Prezado(a) recrutador(a);

  • Prezados recrutadores;

  • Aos cuidados do(a) recrutador(a) da (nome da empresa).

Mantenha simples. Nada de exageros como “Excelentíssima nossa santidade, o gerente de recrutamento! (cornetas tocam)”. Aqui menos é mais. A saudação não deve tirar a atenção do texto.


3. Primeiro parágrafo (a hora de prender a atenção do leitor)

O primeiro parágrafo é a parte mais importante da sua carta de apresentação. Ele deve ser direto e conciso.


Os seus objetivos ao escrevê-lo devem ser:


  • Comunicar qual é a vaga pretendida;

  • Prender a atenção do leitor;

  • Convencê-lo a continuar lendo;

  • Causar uma boa primeira impressão.

Uma maneira simples de criar esse parágrafo é usar uma variação do seu perfil profissional. Use números para quantificar suas principais conquistas profissionais e inclua apenas o que é relevante para aquela vaga e empresa específica.


Essas são algumas técnicas usadas para criar o primeiro parágrafo da carta de apresentação:


3-1. Inclua conquistas profissionais

Após minhas contribuições, a equipe da qual fiz parte aumentou as vendas em 20% em apenas um ano.


3-2. Mostre que você é fã da empresa e entende suas necessidades

Sou cliente fiel do restaurante e vivi no bairro por uma década, por isso conheço muito bem seu cardápio e o perfil dos seus clientes. Acredito que poderia contribuir muito como parte da equipe.


3-3. Comente que você conhece alguém relevante

Seu gerente de marketing, Roberto Justus, sugeriu que eu me candidatasse para a vaga. Trabalhando por 5 anos na indústria, tive a oportunidade de trabalhar com outros empregados da sua equipe, como Abilio Diniz, Larry Page e Bill Gates.


3-4. Entusiasmo, empolgação, paixão

Encontrei essa abertura de vaga no Facebook e quase não acreditei. Além da posição combinar perfeitamente com meu histórico profissional e os valores da (Empresa) terem sido uma inspiração para mim, o prédio da empresa fica na minha rua!


3-5 Mostre conhecimento sobre algo atual na história da empresa

A edição de ontem da Folha de São Paulo incluiu uma matéria sobre a (nome da empresa), e foi comentado que uma das metas para o próximo ano é investir em comunicação externa. Como um profissional de marketing que liderou a equipe dessa área em uma multinacional por 3 anos, acredito poder contribuir para alcançar as metas descritas na matéria.


3-6 Explique como você pode ajudar

Acredito ser a candidata perfeita para a vaga de Fotografo do blog. Sou graduada em Fotografia Digital e conheço todo o processo de publicação de imagens, inclusive a parte de SEO. Verifiquei as imagens atuais do site e as legendas não são ideais para buscas online. Acredito que posso fazer o blog aparecer na primeira página do Google e elevar o status do site para um nível mais profissional.


3-7 Mostre que seus valores são compatíveis com a empresa

Por ser um ativista ambiental, me encantaria trabalhar em uma instituição que tem a meta de diminuir a emissão de carbono em 20% no ano que vem, além de todas as outras contribuições para preservação de fauna e flora brasileira que a empresa vêm fazendo.


4. Segundo parágrafo (explique porque você é o candidato perfeito para essa vaga)

O segundo parágrafo é a oportunidade perfeita para mencionar conquistas e habilidades que são relevantes para a vaga, mas que não puderam ser incluídas no parágrafo principal.


Portanto, esse parágrafo serve como uma continuação do anterior, com detalhes que você acredita serem relevantes, mas não importantes a ponto de serem mencionados no primeiro. Continue escrevendo com o objetivo de mostrar para os possíveis empregadores que você é o candidato certo para aquela vaga.


5. Terceiro parágrafo (Por que a companhia é perfeita para você?)

Com o primeiro e segundo parágrafo você deve ter comunicado ao leitor que pode ajudá-los, e não que a empresa pode te ajudar.


Coisas como “gostaria muito de trabalhar na sua empresa” não devem ser incluídas nos primeiros parágrafos por não terem importância para o recrutador e por ser óbvio. Você não mandaria um currículo se não quisesse trabalhar lá, certo?


Mas, em situações específicas, é possível que você queira reforçar isso aos empregadores, talvez por ser uma empresa em que você sempre sonhou trabalhar. Caso realmente queira passar essa mensagem, use o último parágrafo, já que ela tem menos importância para os recrutadores.


Coisas que podem ser incluídas no terceiro parágrafo para passar essa mensagem:


  • Valores compartilhados entre você e a empresa;

  • Projetos desenvolvidos pela empresa que você tem interesse.

Inclua essas mensagens de maneira que possa ser interpretada inversamente. Ou seja, como você pode ajudar a instituição contribuindo para esses projetos ou como esses valores compartilhados te motivariam a ‘vestir a camisa’ da empresa.


Coisas que não devem ser incluídas no terceiro parágrafo:


  • Dizer somente que você quer o emprego, sem mostrar como isso ajudaria a empresa;

  • Implorar por uma entrevista desesperadamente porque você ama a empresa;

  • A frase mais clichê de todas: “Estou a disposição da empresa” e suas variantes.


6. Fechamento

Se escolher adicionar um parágrafo final de fechamento, é importante que ele seja curto e reforce como você pode ajudar a empresa. Uma boa maneira de fechar a carta de apresentação é com uma promessa de mais detalhes caso eles te chamem para uma entrevista.


7. Saudação e assinatura

Chegou a hora de se despedir do leitor. Mantenha essa parte simples.


Saudações tradicionais como as listadas abaixo funcionam perfeitamente:


  • Atenciosamente;

  • Respeitosamente;

  • Cordialmente.


Para passar um toque extra de profissionalismo, você pode incluir uma assinatura à mão abaixo do seu nome. É possível fazê-la digitalmente e inseri-la no documento.


8. Post Scriptum

Existe uma técnica um tanto controversa para finalizar a carta de apresentação. Após a assinatura, é possível adicionar um “P.S.”.


Algumas pessoas fazem isso porque é quase uma garantia de que esse textinho vai ser lido. Nossos olhos são atraídos para aquele “P.S.” curto no final da página como se fosse um ímã.


É preciso fazê-lo com muito cuidado. Um documento digital não tem necessidade de um post scriptum, já que o texto pode ser editado a qualquer hora. Portanto, se ele não for feito com cuidado, pode parecer que você não teve competência para incluir aquela informação no corpo do texto.


Recapitulando os 8 passos para fazer uma carta de apresentação perfeita:


  1. Leia a proposta de emprego.

  2. Defina a formatação da carta.

  3. Crie o cabeçalho baseado no currículo.

  4. Foque em como pode ajudar a empresa.

  5. Mantenha a carta com cerca de três parágrafos.

  6. Inclua uma promessa de mais detalhes na entrevista.

  7. Termine com uma saudação e uma assinatura.

  8. Use um P.S. para passar uma última mensagem.


FONTE: Zety

BERTACHINI, Bruno. Como fazer uma carta de apresentação profissional: modelo. Zety. Guayanabo, 10 de mar. de 2022. Disponível em: <https://zety.com/br/blog/como-fazer-uma-carta-de-apresentacao>. Acesso em: 28 de mar. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page