top of page

Sobre mim? Saiba o que responder numa entrevista de emprego

Durante uma entrevista de emprego, uma das perguntas mais difíceis para responder é “fale um pouco sobre você?” ou questões similares que tenham o mesmo objetivo.


Sobre mim? Saiba o que responder numa entrevista de emprego
A capacidade de comunicação é uma das habilidades mais desejadas em um profissional e ser relevante é uma das características mais importantes.

Normalmente, a primeira coisa que a gente indaga é; “sobre mim?”. E para te ajudar a responder esta pergunta, listamos uma série sugestões, as quais lhe ajudarão a se sair bem em um processo seletivo.


Neste sentido, abordaremos:


  1. O que falar “sobre mim” em uma entrevista de emprego;

  2. Exemplos do que falar “sobre mim” em uma entrevista de emprego;

  3. Um modelo de resposta para você se inspirar a falar sobre você;

  4. E muito mais.


Descubra agora o que responder numa entrevista de emprego:


O que falar "sobre mim" em uma entrevista de emprego?

Antes de pensar no que responder, é importante saber o que exatamente o recrutador está buscando ao fazer essa pergunta. Afinal, ele já sabe muito sobre você, devido ao seu currículo.


O recrutador quer saber como você consegue resumir a informação e ser direto


A capacidade de comunicação é uma das habilidades mais desejadas em um profissional. Uma das características da boa comunicação é saber o que é relevante para o assunto. Por isso, veja abaixo uma fórmula do que incluir na sua resposta:


Experiência + educação + habilidades + objetivos + como você ajudará a empresa


Você pode rearrumar estes itens de acordo com o nível de importância deles. Por exemplo, você pode ter uma formação acadêmica no currículo impressionante, mas pouca experiência. Neste caso, vale falar sobre ela primeiro. Para te ajudar, veja uma explicação de cada item:


Experiência

Certo:

  • Falar sobre experiências profissionais passadas;

  • Mencionar 3 conquistas profissionais;

  • Escolher apenas conquistas relevantes para o cargo.


Errado:

  • Repetir o que está no currículo;

  • Falar tudo sobre a sua vida profissional;

  • Mencionar coisas irrelevantes.


Educação

Certo:

  • Mencionar a sua graduação mais alta;

  • Falar sobre as suas conquistas acadêmicas;

  • Mencionar cursos e atividades extracurriculares relevantes.


Errado:

  • Falar sobre toda a sua formação acadêmica;

  • Ficar falando sobre o seu TCC;

  • Mencionar o quanto os professores gostavam de você.


Habilidades

Certo:

  • Mencionar 3 habilidades relevantes;

  • Explicar brevemente como você conseguiu essa habilidade;

  • Dê um exemplo de como você usou essa habilidade no passado.


Errado:

  • Mentir (85% dos candidatos mentem. Se eles foram pegos, você também será);

  • Listar mil habilidades tentando impressionar o recrutador;

  • Mencionar coisas sem relevância para o cargo.


Objetivos

Certo:

  • Mencionar os seus objetivos profissionais;

  • Mencionar objetivos plausíveis;

  • Dizer como a empresa pode te ajudar a conquistar esses objetivos.


Quer saber mais sobre como ser assertivo ao preencher o seu "Objetivo Profissional"? Clique aqui e Aprenda como preencher o Objetivo Profissional no seu currículo.


Errado:

  • Mencionar objetivos pessoais;

  • Mencionar metas absurdas;

  • Dizer que não tem objetivos no momento (jamais faça isso).


Como ajudar a empresa

Certo:

  • Mencionar algo que você pode fazer e que acha que mais ninguém pode;

  • Reconhecer as necessidades da empresa;

  • Dizer de forma concreta como você pretende ajudar.


Errado:

  • Fazer promessas vazias como “me contrate, pois irei triplicar seus ganhos;”

  • Focar demais só em como a vaga vai beneficiar você;

  • Fazer promessas absurdas que são quase impossíveis de serem cumpridas.


Com essas dicas, você consegue criar uma boa resposta na hora de pensar o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim. Mas, como estar bem-preparado nunca é demais, veja mais algumas dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim.


As 5 características de uma boa resposta

  1. Seja breve: um ou dois minutos falando já bastam. Os recrutadores jogam currículos fora em menos de 10 segundos. Sabemos que eles não têm muita paciência.

  2. Fale apenas sobre você: não cometa o erro de sair do assunto e começar a falar sobre os seus colegas de trabalho, sobre a empresa, sobre o crush da faculdade.

  3. Diga algo relevante para o cargo: uma característica vital da boa comunicação é saber o que relevante para o assunto. Para te ajudar, veja abaixo o item abaixo.

  4. Use palavras-chave: veja quais são as palavras mais usadas no anúncio da vaga e mencione elas algumas vezes ao longo da sua resposta.

  5. Evite o humor: esse é um momento tenso. Não tente fazer uma piada para descontrair. Uma piada de mal gosto pode acabar queimando seu filme.


Agora você já sabe exatamente o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim. Mas, caso você ainda esteja buscando um pouco mais de inspiração, veja abaixo um exemplo de resposta pronta para falar um pouco sobre você.


Modelo de resposta de como falar um pouco sobre você

Lembre-se que é importante personalizar a sua resposta para o cargo em questão. Por isso, antes de ver um exemplo de resposta pronta de como falar um pouco sobre você, veja este exemplo de vaga para um currículo de designer e analista de redes sociais:


Responsabilidades

  • Criar arte para posts em redes sociais;

  • Planejar conteúdo para redes sociais;

  • Criar apresentações em PowerPoint para clientes;

  • Colaborar com redatores publicitários.


Requisitos

  • 3 anos de experiência;

  • Graduação em publicidade;

  • Experiência com Corel, Photoshop e Illustrator.


Agora que você viu este anúncio de vaga para designer gráfico, veja como usar ela como base para saber o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim.


Exemplo: resposta pronta sobre você

Ao longo de 5 anos de carreira, eu trabalhei em algumas das maiores agências de publicidade do Brasil, incluindo a Agência X. Nessas agências, eu planejei a estratégia de conteúdo dos clientes, além de ter criado artes para posts em redes sociais usando Corel, Photoshop e Illustrator.


Ao longo da minha experiência, eu consegui aumentar o tráfego das páginas dos meus clientes em 40%. Além disso, eu fui indicado para a final do Prêmio X de publicidade e ganhei o Prêmio Y de design gráfico.


Isso foi possível em virtude do meu mestrado em publicidade, que consegui no ano passado na Universidade X. Consegui me formar com uma nota perfeita na minha pesquisa sobre SEO e inteligência artificial. No ano passado, a minha pesquisa foi publicada como livro e tive a oportunidade de palestrar em mais de 10 eventos de prestígio sobre o assunto.


Durante o meu mestrado, também fiz um curso de programação em C# e de inteligência artificial, que foram fundamentais para a minha pesquisa e para que eu pudesse encontrar novas formas de utilizar a tecnologia para aumentar a eficácia do meu trabalho.


Juntando a minha experiência profissional e a minha formação acadêmica, eu desenvolvi habilidades de comunicação, gestão de negócio e análise de redes sociais, além de ter refinado os meus talentos como designer.


O meu objetivo atual é colocar em prática o que aprendi sobre SEO e inteligência artificial e continuar a realizar os meus estudos sobre o assunto, para desenvolver ainda mais esta tecnologia. Este é um dos motivos que me atraem para a sua empresa. Eu vejo nela a possibilidade de implementar a minha tecnologia e continuar a desenvolvê-la. E, é claro, com isso, eu posso criar estratégias de conteúdo de maneira mais rápida e eficiente. Estimo que isso pode trazer um aumento de 30% no tráfego das suas páginas.


Os trechos marcados em amarelo representam os elementos que o candidato tirou do anúncio da vaga e incorporou ao discurso dele. É claro, você pode adaptar este exemplo para as suas necessidades, mas ele dá um bom direcionamento de como responder.


Revisão: o que falar "sobre mim" em uma entrevista

Como você viu, as palavras “fale um pouco sobre você” não precisam trazer medo. Existe uma fórmula bem simples para saber o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim. Basta seguir essas dicas:


  1. Fale brevemente sobre a sua experiência profissional;

  2. Mencione as suas conquistas profissionais;

  3. Fale sobre a sua formação acadêmica;

  4. Diga as suas principais conquistas acadêmicas;

  5. Diga quais são as suas principais habilidades;

  6. Explique como você as adquiriu;

  7. Mencione os seus objetivos profissionais;

  8. Diga como a empresa pode te ajudar a realizar esses objetivos;

  9. Diga como você vai ajudar a empresa;

  10. Explique como exatamente você pretende fazer isso.


É verdade que uma entrevista vai muito além de apenas uma pergunta, mas é vital causar uma primeira boa impressão logo de cara. Considerando que esta é a primeiras perguntas do recrutador, você estará bem preparador para respondê-la.


FONTE: Zety

SAMPAIO, Caio. O que falar em uma entrevista de emprego sobre mim (exemplo). Zety. Guaynabo, 26 de mar. de 2022. Disponível em: <https://zety.com/br/blog/falar-entrevista-sobre-mim>. Acesso em: 04 de jul. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

Comentarios


bottom of page