top of page

3 dicas para alavancar um currículo com pouca experiência profissional

É comum encontrar artigos com dicas de como criar um bom currículo com todas as experiências que um profissional acumulou ao longo de sua carreira. Porém, há outro caso bem diferente, como por exemplo, o do profissional júnior que acaba de terminar os estudos e está em busca do primeiro emprego.


3 dicas para alavancar um currículo com pouca experiência profissional
O treinamento é uma informação fundamental para o seu currículo, por isso é importante que você dedique um tempo para desenvolver o que foram seus estudos

Como faço para criar um currículo impactante se tenho pouca experiência de trabalho? O que devo incluir no meu currículo para que não pareça "vazio" e possa ser do interesse de um recrutador?


Se você acabou de concluir seus estudos e deseja que seu currículo seja uma ferramenta valiosa para encontrar seu primeiro emprego, tenha em mente as seguintes dicas:


1. O treinamento também é experiência

Neste caso, o treinamento é uma informação fundamental para o seu currículo, por isso é importante que você dedique um tempo para desenvolver o que foram seus estudos, se já fez treinamentos complementares e até mesmo quais foram suas realizações acadêmicas.


Você participou da organização de atividades dentro da escola? Você já fez algum voluntariado? Qualquer atividade que considere relevante, que lhe tenha proporcionado experiência e competências aplicáveis ​​ao nível de trabalho, será de grande ajuda para gerar conteúdos interessantes para o seu currículo.


2. Anexe exemplos de seu trabalho acadêmico

Se o tipo de cargo permitir, não custa anexar exemplos de projetos acadêmicos. Muitos recrutadores estão interessados, por exemplo, em conhecer os tópicos dos projetos de conclusão de curso dos recém-formados.


Se tiver exemplos de projetos dos quais se sente especialmente orgulhoso ou dos quais obteve boas notas, não hesite em anexá-los como referência ao e-mail que será enviado à empresa junto com o seu CV.


3. Mostre sua motivação na carta de apresentação

Mesmo que seja a primeira vez que esteja procurando emprego, e embora considere que o seu CV não é muito "completo", não significa que não possa escrever uma carta de apresentação de qualidade igual ou superior à de um profissional sênior.


A carta de apresentação apoiará o seu currículo e mostrará os aspectos do recrutador que você não pode desenvolver no seu currículo, como as suas motivações para obter o cargo para o qual está se candidatando ou como a experiência obtida nos estudos permite que você seja um candidato qualificado.


FONTE: Infojobs

COMO fazer um currículo com pouca experiência de trabalho? Infojobs. São Paulo, 12 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.infojobs.com.br/blog/Como_fazer_um_curriculo_com_pouca_experiencia__16093.aspx>. Acesso em: 25 de jul. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

Comentarios


bottom of page