top of page

Origem e Importância do Movimento Abril Verde.

O termo Abril verde nasceu em novembro de 1968, uma tragédia nos Estados Unidos: houve uma explosão em uma mina de carvão na Virgínia, conhecida como "Desastre na mina de Farmington", tirou a vida de 78 trabalhadores, deixando ainda 19 corpos jamais encontrados. Esse evento de proporções devastadoras marcou o início de uma conscientização global sobre a segurança no ambiente de trabalho.


Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho, em memória das vítimas desse acidente. Essa data já era reconhecida no Canadá e nos EUA como um memorial para aqueles que perderam suas vidas em acidentes laborais.

 

O Movimento Abril Verde nasceu como uma resposta a essa iniciativa, com o propósito de sensibilizar não apenas trabalhadores, mas também empresários, sindicatos e governos sobre a urgência de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Seu objetivo fundamental é destacar a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, muitas das quais poderiam ser evitadas.

 

O mês de abril foi escolhido simbolicamente, já que o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças laborais. Nesse sentido, tragédias recentes, como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo no Rio de Janeiro (RJ) e o acidente de helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Boechat em São Paulo (SP), reforçam a necessidade de ações concretas para mudar o cenário onde acidentes parecem ser inerentes ao trabalho.

 

O laço verde, símbolo do abril Verde, marca o mês com uma cor que representa a Saúde e Segurança no Trabalho, buscando envolver a sociedade em atividades que destaquem a gravidade dos inúmeros acidentes de trabalho que ceifam vidas todos os anos.



É importante ressaltar que a conscientização sobre segurança e saúde no trabalho não deve se limitar a um único mês, mas permanecer em pauta ao longo do ano. A cor verde, conforme estipulado pela Norma Regulamentadora NR 26, é oficialmente reconhecida como símbolo de segurança, e sua adoção

como cor oficial da campanha reforça esse compromisso com a prevenção. Além de salvar vidas, investir em medidas preventivas traz benefícios tangíveis para as organizações, incluindo um ambiente mais saudável e produtivo, uma melhor imagem perante a sociedade e uma organização interna mais eficiente.

 

Pensando em tudo nisso, te convidamos a descobrir, Grupo FX pode revolucionar a segurança e a saúde ocupacional em sua empresa! Na unidade MedNet, localizada estrategicamente em Extrema – MG, reunimos uma equipe excepcional de especialistas em medicina ocupacional e segurança do trabalho, prontos para oferecer soluções indispensáveis. Nosso compromisso vai além do cumprimento das obrigações legais - estamos dedicados a proteger vidas e garantir a integridade de todos os colaboradores. Com uma abordagem personalizada, replicamos as melhores práticas do setor, proporcionando segurança, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Nosso foco é você e nossa missão é transformar positivamente a sua jornada profissional. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos fazer a diferença! Visite nossa unidade em R. Duque de Caxias, 121 - Centro, Extrema - MG, 37640-100, ou ligue para (35) 3114-0919.



Texto: Manoela Duarte.


Fontes:


Comments


bottom of page