top of page
  • Foto do escritorGrupo FX

6 formas de desenvolver o mindset de crescimento nas empresas

Atualizado: 27 de abr. de 2022

Existem algumas ações que podem ser implementadas nas organizações para cultivar o mindset de crescimento. Lembre-se, é claro, de que é sempre necessário compreender o contexto da sua empresa para entender os perfis e as necessidades dos colaboradores.


6 formas de desenvolver o mindset de crescimento nas empresas
A cultura organizacional é a essência de uma empresa: são os seus valores, crenças, modo de ser e agir.

Mesmo assim, é possível conferir algumas boas práticas e se inspirar para começar a traçar as suas ações:


1) Reforce essa mentalidade na cultura organizacional

A cultura organizacional é a essência de uma empresa: são os seus valores, crenças, modo de ser e agir. Por isso, é extremamente importante que ela incentive o mindset de crescimento.


Isso significa que os colaboradores devem ter clareza de que esse tipo de mentalidade é esperado deles. Esse tipo de reforço deve ser feito diariamente, desde a maneira que os líderes se portam até as mensagens que são transmitidas.


Pensando nisso, o recrutamento também deve ficar atento em relação à mentalidade dos candidatos. É essencial atrair talentos que já tenham um mindset de crescimento ou estar preparado para trabalhar a mudança naqueles que ainda têm uma mentalidade fixa.


2) Treine as lideranças

Os líderes são os grandes porta-vozes de uma organização. Por isso, é necessário que, antes de tudo, eles tenham um mindset de crescimento que servirá de exemplo para os demais colaboradores. Eles devem ser coerentes na forma de agir e falar e incentivar os membros do seu time a agirem de acordo com a mentalidade de crescimento.


Caso identifiquem que algum profissional está com dificuldades nesse âmbito, é responsabilidade da liderança entender como ajudar e buscar mudanças e capacitação.


3) Ofereça treinamentos de desenvolvimento

Uma das melhores maneiras de desenvolver o mindset de crescimento nas empresas é oferecendo o suporte adequado, ou seja, treinamentos e capacitação. Ao fazer isso, a empresa está demonstrando aos colaboradores que valoriza profissionais que estão em busca da evolução e aprimoramento de suas habilidades e competências.


Hoje em dia, existem diversas formas de se fazer isso, com treinamentos tradicionais presenciais ou até mesmo programas a distância.


O mais importante é entender as necessidades de cada profissional para que a capacitação agregue valor e realmente acrescente para o desenvolvimento. Para isso, é interessante que haja um alinhamento entre o RH e os líderes.


4) Garanta um dia a dia desafiador e aberto à inovação

Se a sua empresa quer fomentar um ambiente com o mindset de crescimento precisa garantir um dia a dia repleto de desafios e inovação. Lembre-se: coerência em primeiro lugar! Não adiante exigir algo dos colaboradores e não fazer a sua parte.


É muito importante que os funcionários sintam que não estão presos apenas às tarefas rotineiras e que há a possibilidade de pensar fora da caixa, sugerir mudanças, oferecer novas ideias. Eles devem se sentir instigados e desafiados.


5) Mude a mentalidade em relação às falhas

O mindset de crescimento só funciona se a empresa cultivar um ambiente no qual os erros são aceitos como parte do processo de crescimento de todos. É claro que isso não significa que quando uma pessoa cometer um erro muito grave não possa ser chamada a atenção ou algo do tipo, mas a organização como um todo deve aceitar o fato de que as falhas acontecerão e todos devem aprender com isso.


É dessa forma que os profissionais se sentirão mais confortáveis para inovar, testar, sugerir ideias e realmente ir além do esperado. Quando os erros são aceitos como algo natural, o ambiente se torna mais propício para a inovação.


6) Ofereça a psicoterapia como benefício corporativo

Por fim, a psicoterapia também é essencial para empresas que desejam fomentar um mindset de crescimento. Trata-se de um processo profundo de autoconhecimento conduzido por um psicólogo que será capaz de ajudar cada profissional a entender o que está por trás da sua mentalidade fixa.


Isso significa investigar o que se esconde na dificuldade de lidar com as adversidades e aprender com os seus erros, por exemplo. Assim, ao longo das sessões, o profissional especializado será capaz de ajudar o indivíduo a promover uma mudança de mindset.


FONTE: Vittude

COSENZA, Bruna. 6 pontos vitais para desenvolver um mindset de crescimento. Vittude. São Paulo, 17 de set. de 2021. Disponível em: <https://www.vittude.com/empresas/como-desenvolver-mindset-de-crescimento>. Acesso em: 23 de mar. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!



bottom of page