top of page
  • Foto do escritorGrupo FX

Tudo o que você precisa saber sobre o Programa Jovem Aprendiz

Criado no ano 2000, o programa Jovem Aprendiz tem o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para o mercado de trabalho em estudantes de 14 a 24 anos de idade que ainda não possuem experiências profissionais, ao mesmo tempo em que estimula as empresas a fomentar iniciativas sociais e a difundir a própria cultura organizacional.


Tudo o que você precisa saber sobre o Programa Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz auxilia a parcela da população mais afetada pela taxa de desemprego no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). — Imagem por: Annie Spratt

Encaixam-se nessa categoria jovens que estudam no ensino fundamental ou médio regular ou técnico conveniado com a organização, e buscam por uma oportunidade de trabalho.


Benefícios para os jovens

Antes de tudo, essa modalidade de trabalho auxilia a parcela da população mais afetada pela taxa de desemprego no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Afinal, muitos jovens saem das escolas sem ao menos saber identificar quais são as habilidades mínimas necessárias para uma entrevista de emprego.


Além disso, o Programa Jovem Aprendiz se tornou uma porta de entrada para empresas de renome, como é o caso do Supermercado Tenda Atacado, que abre oportunidades para a área de operador; do Carrefour, para auxiliar de processos administrativos ou até mesmo da Adidas, que busca por “jovens com perfil engajado” para atuar no escritório da companhia em Alphaville.


Fora a chance de construir carreira em multinacionais e obter no currículo certificados de cursos técnicos e complementares, outro grande benefício para os jovens são os aprendizados práticos em relação ao dia a dia de trabalho e ao comportamento (ou as chamadas “soft skills”) esperado de um profissional.


Direitos e deveres do Jovem Aprendiz

A partir de uma documentação escrita, que recebe o nome de contrato de aprendizagem, inicia-se a relação entre o jovem aprendiz e a empresa contratante que deve durar, no máximo, 2 anos sob este regime, com uma carga horária de 4 a 6 horas de trabalho diárias, podendo se estender a 8 horas caso necessário.


Segundo a lei da Aprendizagem, o acordo deve ser registrado na CTPS (Carteira de Trabalho e na Previdência Social), mantendo todos os direitos que os envolve garantidos, como salário-mínimo por hora, vale transporte, FGTS, 13º salário, férias remuneradas, entre outros.


Ainda de acordo com a legislação, as empresas de médio e grande porte devem ter um quadro de 5% a 15% de jovens aprendizes entre seus funcionários, o que ajuda a manter as vagas sempre abertas no mercado.


Por outro lado, o jovem ou adolescente que ainda não for formado tem o dever de frequentar regularmente a escola e manter um desempenho adequado, tanto em ambiente acadêmico quanto profissional.


Como preparar um currículo sem ou com pouca experiência?

Neste caso, bastante comum entre jovens nessa faixa etária, é importante se atentar a algumas dicas que daremos a seguir na hora de elaborar o currículo:


  • Invista em adicionar experiências pessoais relevantes no currículo, como trabalhos voluntários, atividades em grupo, participação em eventos escolares etc.;

  • Leia e releia o currículo antes de enviar a um recrutador a fim de evitar que erros de gramática passem despercebidos;

  • Insira um endereço de e-mail mais profissional, evitando apelidos ou numerações desnecessárias que possam tirar a credibilidade do candidato;

  • Adicione cursos e palestras que você tenha feito, especialmente os que obtiverem certificados; invista em cursos online, até mesmo gratuitos, que tenham a ver com você ou com a área que pretende atuar.


FONTE: Infojobs

COMO funciona o programa Jovem Aprendiz? Infojobs. São Paulo, 31 de mar. de 2022. Disponível em: <https://www.infojobs.com.br/blog/como_funciona_o_programa_jovem_aprendiz__16436.aspx>. Acesso em: 23 de mai. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page