top of page

Saiba o que é, a importância e como investir em Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

Entenda como o Treinamento e Desenvolvimento pode beneficiar o ambiente organizacional.


Saiba o que é, a importância e como investir em Treinamento e Desenvolvimento de pessoas
Treinamento e Desenvolvimento de pessoas é um conjunto de técnicas que colabora para a evolução dos funcionários e contribui para a sua permanência na empresa.

O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas (T&D) é uma das principais atividades, também uma das favoritas, dos profissionais de RH. Por outro lado, esse também é um grande desafio da área.


Essa estratégia contribui de forma relevante para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. Já para a empresa, a importância também é evidente e vai muito além do que fazer com que os funcionários desenvolvam bem suas tarefas.


Embora as práticas de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas sejam essenciais, muitas vezes deixam de ser realizadas por falta de conhecimento da empresa.


Por isso, agora você vai entender mais sobre o que é treinamento e desenvolvimento, como funciona e a importância da estratégia.


O que é Treinamento e Desenvolvimento de pessoas?

Treinamento e Desenvolvimento de pessoas é um conjunto de técnicas que colabora para a evolução dos funcionários e contribui para a sua permanência na empresa.


Essas ações podem envolver tanto o desenvolvimento das soft skills como das hard skills, e são fundamentais para melhorar aspectos já presentes no conhecimento técnico e comportamental do colaborador.


Além disso, essa ação é fundamental para atualizar os profissionais de acordo com as mudanças do mercado e de suas áreas.


Por que essa estratégia é importante?

O primeiro e talvez mais importante motivo para treinar e desenvolver pessoas está em tornar os funcionários mais preparados para desempenhar suas atividades.


Mas os motivos para essa ação não param por aí. Veja:


Aumento da produtividade

Profissionais bem capacitados podem desempenhar suas funções de maneira mais efetiva, reduzindo o retrabalho ou mudanças.


Redução do turnover

O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas promove a satisfação dos colaboradores, uma vez que se sentem estimulados pela empresa a crescer pessoal e profissionalmente.


Dessa forma, há uma redução na quantidade de pessoas que saem da empresa por não se sentirem valorizadas ou não enxergarem perspectiva de crescimento.


Melhoria do clima organizacional

Em um ambiente onde as pessoas conseguem se desenvolver é comum que haja um clima organizacional agradável, com troca de aprendizado e inovação em todos os níveis hierárquicos.


Além disso, os conflitos podem ser superados, uma vez que há um ambiente colaborativo saudável.


Melhoria dos resultados gerais

Aperfeiçoar o conhecimento do time resulta naturalmente no aumento da qualidade das entregas. Isso, por sua vez, impacta na maneira como os clientes enxergam os serviços da empresa, gerando um ciclo positivo de retenção.


Qual a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento?

Agora que você já sabe o que é Treinamento e Desenvolvimento de pessoas e sua importância, é interessante entender também a diferença entre esses dois processos de aprendizagem.


Idalberto Chiavenato, considerado “o pai do RH”, explica o Treinamento e Desenvolvimento dessa maneira:


“O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.”

“O desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.”

Portanto, de forma objetiva, podemos entender que o treinamento é voltado para ações pontuais e que impactarão o dia a dia do trabalhador na empresa.


Enquanto isso, o desenvolvimento tem a ver com as competências pessoais e profissionais, que podem servir para além do ambiente de trabalho e podem fazer sentido para o futuro do colaborador dentro da empresa.


No entanto, treinamentos realizados constantemente contribuem para o desenvolvimento do colaborador.


Tipos de treinamento e desenvolvimento

Antes de saber como fazer um plano de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, é necessário entender quais as possibilidades dentro dessa ação, por exemplo:


  • Técnico (hard skills): para demonstrar como se utilizam ferramentas, guiar a implementação de tecnologias ou aprimorar processos;

  • Comportamentais (soft skills): tem o objetivo de melhorar atitudes e comportamentos como comprometimento, resolução de problemas, postura, relação interpessoal e outros importantes dentro da empresa;

  • Integração ou onboarding: apresentar a empresa ao novo colaborador, comunicar os valores, costumes, regras e processos do time que irá integrar;

  • Habilidades de liderança: treinamentos criados com o objetivo de preencher vagas de liderança, ou seja, para o recrutamento interno;

  • Reciclagem: realizado para garantir a atualização constante diante dos processos da empresa;

  • Motivação: treinamento motivacional com o intuito de aumentar o engajamento da equipe e até mesmo orientar para novas estratégias.

  • Exemplos de desenvolvimento de colaboradores

  • Carreira: é aplicado juntamente com o plano de carreira. Portanto, o RH identifica as necessidades de melhorias e oportunidades para alcançar salários e cargos mais altos;

  • Educação assídua: aplicada para profissionais que precisam manter uma rotina constante de aprendizados, para além da sua formação. Isso pode incluir treinamentos internos ou até cursos externos;

  • Gestão da mudança: capacitação para manter os profissionais aptos aos novos cenários sociais, tecnológicos, econômicos ou todos os outros que impactem sua área de trabalho.


Como fazer um plano de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas?


Seguir algumas etapas é essencial para criar um plano de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas efetivo. São elas:


1. Diagnóstico

Aplique mapeamentos comportamentais, pesquisas de clima e avaliações de desempenho a fim de entender o cenário atual do quadro de colaboradores, o que pode e deve ser melhorado.


2. Planejamento

Após identificar os gaps, defina as aplicações necessárias em relação ao Treinamento e Desenvolvimento de pessoas.


Para isso, elenque os problemas, os tipos de treinamentos que precisarão ser aplicados e os objetivos que se espera alcançar após essas ações. Defina também a duração, as pessoas responsáveis e o formato de execução.


3. Execução

Na hora de colocar a mão na massa é importante acompanhar o decorrer dos treinamentos, anotar as reações, feedbacks e recalcular a rota caso haja qualquer contratempo.


Imagine que, com o passar do tempo, determinadas ações planejadas podem deixar de fazer sentido. Por isso, mesmo durante a aplicação do T&D não ignore o desempenho, satisfação, mudanças e resultados da empresa e dos colaboradores.


4. Análise de resultados

Por fim, verifique os resultados obtidos. Para isso você pode definir como critérios a qualidade do programa na visão dos participantes e o impacto gerado depois dele para a empresa.


Além disso, pensando de forma mais técnica, você também pode medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) dessa ação, para entender se os custos compensam com os resultados esperados.


Não deixe de aplicar o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas!

Como você viu até aqui, o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas é uma ação tão importante para os colaboradores quanto para as empresas.


De um lado, os colaboradores ganham em conhecimento, crescimento pessoal e profissional. Do outro, as empresas passam a ter profissionais mais capacitados, motivados e que geram melhores resultados.


FONTE: PandaPé

ANTUNES, Beatriz. Treinamento e Desenvolvimento de pessoas: o que é, qual a importância e como investir. PandaPé. São Paulo, 05 de mai. de 2022. Disponível em: <https://blog.pandape.com.br/treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/>. Acesso em: 01 de jun. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

תגובות


bottom of page