Estágio? Descubra como montar um currículo perfeito
top of page

Estágio? Descubra como montar um currículo perfeito

Saiba como desenvolver um currículo específico para o cargo de estágio e conheça as áreas com mais vagas abertas no momento.


Estágio? Descubra como montar um currículo
É preciso elaborar um currículo específico para a posição de estágio, dessa forma, as empresas podem avaliar seu perfil com foco em sua área de estudo

O momento de iniciar a carreira profissional escolhida é desafiador, por isso, encontrar uma boa oportunidade pode ser um diferencial. Mas para isso, é preciso elaborar um currículo específico para a posição de estágio, dessa forma, as empresas podem avaliar seu perfil com foco em sua área de estudo.


Mesmo com experiências profissionais anteriores, ou sem nenhuma experiência, ao buscar por uma vaga de estágio é necessário adaptar seu CV de forma mais segmentada. Para te ajudar, separamos algumas características que devem constar no currículo para estágio e como organizá-lo, além de indicações de áreas com vagas abertas no momento.


Revise suas informações pessoais

Preencha seus dados pessoais com calma, verifique se estão corretos e, caso mude algum deles, atualize seu CV o quanto antes para não se esquecer e acabar perdendo oportunidades e contatos de empresas.


Informações como telefone para contato, e-mail e endereço são suficientes para que a empresa encontre você. Você também pode incluir seu portfólio e perfil profissional quando for solicitado pela empresa ou na descrição da vaga.


Seja claro e objetivo

Geralmente os recrutadores recebem muitos currículos para cada vaga aberta, por isso, ao colocar muitas informações detalhadamente que não estão diretamente ligadas com a vaga em que está se candidatando dificulta-se a análise por parte da empresa.


Por isso, priorize preencher as informações de maneira simples e objetiva. Muito provavelmente a empresa já conhece as atribuições necessárias, por isso não é necessário descrever uma por uma. Foque em palavras-chave que resumem as atividades e conhecimentos que você desempenha.


Além disso, o uso de palavras-chave facilita que o empregador encontre sua candidatura em meio às demais.


O que preencher como objetivo profissional

Nesse tópico você pode preencher com o cargo e área de atuação. Por exemplo: Estágio em Direito. Por serem as primeiras experiências na área de especialização não é necessário citar setores específicos.


Não se preocupe que o objetivo pareça simples demais, o importante é que a principal informação para os recrutadores esteja no documento.


Coloque as experiências mais relevantes para a vaga

Caso tenha experiências profissionais anteriores que tenham relação com a vaga de estágio pode incluir para agregar outros conhecimentos à vaga que quer ocupar. As principais informações são o nome da empresa, cargo, período de experiência e principais atribuições. Se não for o caso, não há necessidade de descrever outras experiências sem conexões diretas.


Se a busca por estágio for sua primeira experiência de carreira, pode incluir outras atividades que agreguem valor de trabalho, como cursos e workshops voltados para a área ou de idiomas, trabalhos voluntários, intercâmbio, entre outros.


Além disso, você pode incluir ainda uma lista concisa de qualificações interpessoais que possui e que irá contribuir com seu desempenho profissional. Características como pontualidade, comprometimento, dedicação, foco e flexibilidade são alguns exemplos.


Se estiver com dúvidas se a vaga é ideal para você, uma boa prática é pesquisar pela empresa e buscar por avaliações.


Mantenha os dados organizados

Por fim, para que todas as informações sejam lidas facilmente pelos profissionais de recrutamento é melhor que a estrutura do CV seja também simples. Lembre-se que o mais importante são as suas informações, por isso, elas devem ser de fácil entendimento, rápidas de serem lidas e o ponto chave do documento.


Separar os tópicos com espaçamento, deixar os subtítulos em negrito e não estender as informações desnecessariamente ajudam. Além disso, dê preferência para layouts mais básicos, sem recursos visuais, figuras e imagens. E, apenas quando solicitado pela empresa, inclua uma foto sua. Caso contrário, não coloque.


Fique de olho em novas oportunidades abertas

Mantenha-se atento às novas oportunidades. Muitas empresas possuem programas de estágio todos os anos, geralmente em agosto. Estes programas costumam ser mais complexos, com algumas fases de testes, entrevistas e workshops focados em cada empresa.


Atente-se aos prazos para não perder cada uma delas. Você pode organizar uma agenda apenas com os processos seletivos que está participando e separar um tempo para preenchê-los com atenção e tranquilidade.


Enquanto, outras empresas costumam abrir vagas de estágio durante o ano todo.


Principais setores que estão contratando

As áreas com maior quantidade de vagas abertas para estágio são:


  • Administração;

  • Comercial;

  • Engenharia;

  • Educação;

  • Marketing;

  • Tecnologia;

  • Recursos Humanos.


FONTE: InfoJobs

OPORTUNIDADES de Estágio: Como montar o currículo ideal?. InfoJobs. São Paulo, 13 de jul. de 2022. Disponível em: <https://www.infojobs.com.br/blog/oportunidades_de_estagio__16549.aspx>. Acesso em: 01 de ago. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page