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Descubra como reduzir a taxa de absenteísmo da sua empresa

Atualizado: 27 de abr. de 2022

Saiba como controlar um dos problemas mais antigos no mundo profissional: o absenteísmo.


Descubra como reduzir a taxa de absenteísmo da sua empresa
O índice de absenteísmo alto pode estar ligado a diversos fatores e sinalizar a necessidade de algumas mudanças no ambiente organizacional. Imagem: Ethan Sykes

Todas, ou quase todas as pessoas, já trabalham em um local onde um ou mais colegas faltavam muito ou chegavam atrasados com frequência. Pois bem, é exatamente disso que trata o absenteísmo.


Desde a época em que os trabalhos rurais eram predominantes, até antes da Revolução Industrial, os patrões e empresas já sofriam com a falta dos trabalhadores. E mesmo atualmente, essa ação continua trazendo dor de cabeça para as organizações.


O RH, por sua vez, tem o papel de acompanhar a taxa de absenteísmo, entender as suas causas e ajudar a controlá-las. Afinal, o alto índice de absenteísmo pode causar muitos problemas para a empresa.


Neste artigo falaremos mais sobre o que é absenteísmo, taxa de absenteísmo e muito mais!


O que é absenteísmo?

O significado de absenteísmo, ou absentismo, tem a ver com o volume excessivo de faltas ou atrasos no trabalho. Portanto, a falta de cumprimento com as obrigações e deveres profissionais.


É natural, no entanto, que haja certo grau de ausência nas empresas, principalmente naquelas com maior número de funcionários. Porém, não é comum que isso aconteça de forma recorrente e acarrete prejuízos na rotina e nos resultados dos times e da instituição.


O índice de absenteísmo alto pode estar ligado a diversos fatores e sinalizar a necessidade de algumas mudanças no ambiente organizacional. Por isso, é necessário estar sempre acompanhando o medidor.


O que a lei diz sobre atrasos?

Segundo o artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o limite diário de tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos. Dessa forma, a empresa não deve tomar nenhuma providência caso os atrasos não ultrapassem essa tolerância permitida por lei.


Qual a taxa de absenteísmo aceitável?

Estima-se que no setor de serviços, a taxa média de ausências é de 5%, já no setor varejista, esse índice varia entre 7% a 10%.


No mercado em geral, não existe uma definição da taxa de absenteísmo ideal, mas considera-se aceitável um índice de 4%. No entanto, essa questão pode variar de acordo com alguns fatores individuais, como o segmento e o tamanho da empresa, por exemplo.


Principais causas de absenteísmo

Agora que você já entendeu sobre significado de absenteísmo, é importante saber o que leva a aumentar esse índice dentro das empresas.


As causas do absenteísmo são diversas, e podem estar relacionadas a fatores mais comuns como problemas de saúde física e questões de saúde mental dos colaboradores, como também a questões que podem levar aos casos citados, como:


  • Razões pessoais: morte de parentes, divórcio, problemas de saúde de familiares, perda de bens significativos e outras situações que impactam o desempenho do colaborador;

  • Falta de motivação: seja por não receber um cargo, salário ou oportunidades de crescimento esperadas;

  • Incompatibilidade com a cultura organizacional: quando os valores do profissional e da empresa não estão alinhados, causando desmotivação;

  • Excesso de volume de trabalho: quando o funcionário desempenha uma carga excessiva de trabalho, e acaba atingindo altos níveis de estresse psicológico, ou até mesmo burnout, levando a atrasos e faltas frequentes;

  • Procura por novas oportunidades: o colaborador falta para participar de entrevistas realizadas no período comercial;

  • Más condições de trabalho: fatores ligados à ergonomia que atrapalham a qualidade de vida, ou também ligados à falta de recursos para um melhor desenvolvimento das atividades;

  • Assédio moral: quando o profissional se sente ridicularizado ou humilhado diante dos colegas ou chefes, e falta para evitar encontros constrangedores;

  • Problemas com a liderança ou equipe: quando o relacionamento com a liderança ou o time se torna difícil e impacta negativamente a rotina de trabalho.

  • Vale ressaltar que, em muitas situações, como por razões de saúde ou pessoais, a empresa deve adotar uma postura empática quanto ao absenteísmo.


Esse cuidado se deve principalmente aos funcionários que não costumam apresentar atrasos e faltas.


Quais os impactos do absenteísmo?

De acordo com o estudo da Gallup (Gallup-Healthways Well-Being Index), absenteísmo e queda na produtividade são variáveis que estão diretamente relacionadas. Logo, podemos citar esse como o primeiro e principal impacto das faltas na empresa.


Com a queda na produtividade de alguns funcionários, naturalmente, outros colaboradores acabam sendo sobrecarregados, e isso pode desencadear reações em toda a empresa.


Em empresas com altos índices de absenteísmo é possível notar resultados preocupantes como:


  • Turnover alto;

  • Baixa produtividade;

  • Insatisfação dos colaboradores;

  • Aumento dos casos relacionados à saúde mental;

  • Aumento de custos;

  • Clima organizacional ruim;

  • Má reputação da marca empregadora.


Tipos de absenteísmo

Como você viu até aqui, existem diversos motivos que podem levar os funcionários a faltarem ou chegarem atrasados frequentemente. Esses motivos podem ser enquadrados em três categorias:


1. Absenteísmo justificado

Essa categoria, como o nome sugere, corresponde a quando o funcionário consegue justificar o motivo da sua falta. Para isso, o profissional deve avisar previamente a empresa da sua ausência, para que o setor possa se preparar.


Essa categoria é comumente aplicada em casos de licenças ou consultas médicas, por exemplo.


2. Absenteísmo injustificado

Nesse caso, o colaborador não informa ou justifica a sua falta. Isso normalmente acontece por imprevistos, insatisfação com o ambiente de trabalho, busca por outro trabalho, entre outros.


3. Presenteísmo

Já o presenteísmo, é a presença parcial do colaborador. Ou seja, a pessoa está presente, mas seu desempenho é menor do que o esperado, por conta de fatores externos como problemas pessoais ou de saúde.


Esse tipo de problema normalmente é mais difícil de ser identificado se não for comunicado pelo profissional. Porém, uma maneira de avaliar esse impacto é observar a produtividade geral e comparar com os dias em que o funcionário apresenta um desempenho baixo.


É recomendável que nessas situações, o RH, ou o gestor do colaborador, converse para entender os motivos e busque alternativas para melhorar sua motivação pessoal e produtividade.


Absenteísmo e Turnover: qual a diferença?

Absenteísmo e turnover são indicadores diferentes, mas que se complementam. Isso porque, quando elevados, ambos causam prejuízos à empresa.


Como citado ao longo deste conteúdo, a taxa de absenteísmo está relacionada à quantidade de ausências e atrasos dos colaboradores.


Enquanto o turnover, está relacionado ao número de desligamentos, de forma espontânea ou determinada pela empresa, dentro de um período de tempo.


Portanto, podemos dizer que com o tempo, o absenteísmo pode impactar diretamente na taxa de turnover, que por sua vez, aponta problemas relacionados às contratações, à cultura organizacional e muitos outros pontos.


Como calcular o absenteísmo?

Antes de saber como calcular a taxa de absenteísmo, é importante entender que qualquer ausência do colaborador deve entrar neste cálculo, até mesmo as faltas justificadas.


Lembre-se que férias são um direito do trabalhador, então naturalmente, não são consideradas como absenteísmo.


Para o cálculo considere:

  • A quantidade de horas que cada colaborador deveria trabalhar;

  • Levante o tempo de ausências durante o período;

  • Faça o cálculo das horas que deixaram de ser cumpridas;

  • Some todos os resultados e então siga para o cálculo abaixo.


O cálculo:

Absenteísmo (%) = Número de dias ou horas de ausência / período de horas úteis da empresa x 100


Sendo o número de dias ou horas de ausência é a quantidade de tempo que os colaboradores faltaram ou se ausentaram, e o período de horas úteis nos dias em que a empresa funcionou, podendo ser definido por semanas, meses ou ano.


Lembre-se que o índice de absenteísmo geralmente aceitável fica em torno de 4%.


Como reduzir o absenteísmo em sua empresa

O RH, ou quem trabalha com gestão de pessoas, tem papel importante em ajudar a controlar o absenteísmo na empresa. Isso porque, a partir do cálculo, é necessário implementar ações a fim de reduzir os motivos que levam a ausência dos colaboradores.


Algumas ações nesse sentido são:


1. Faça uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo analisar a percepção dos funcionários sobre a empresa.


Com essas informações, o RH consegue identificar quais são os motivos de insatisfação e os pontos a melhorar. Assim, a empresa pode analisar se o ambiente de trabalho é saudável.


2. Trabalhe a cultura organizacional

A cultura e o clima organizacional são essenciais para o bom funcionamento das empresas, pois quando positivos, esses pontos ajudam a guiar comportamentos, direcionar atividades e auxiliar na tomada de decisão, em grupo ou de forma individual.


Com o fortalecimento da cultura organizacional é possível impulsionar o engajamento e identificar colaboradores que estão alinhados aos objetivos da empresa.


3. Melhore a ergonomia

Ofereça aos funcionários ambientes confortáveis de trabalho, com iluminação, ventilação, cadeiras, equipamentos e áreas comuns adequados. Além disso, se possível, incentive também a boa alimentação e a prática de exercícios laborais.


A ergonomia inadequada do local de trabalho pode prejudicar a saúde física e mental do colaborador, e com isso, levá-lo a ausências constantes por motivos de consulta ou tratamentos.


4. Valorize os colaboradores

O sentimento de falta de valorização é comum em muitos colaboradores, e isso leva à desmotivação, e então a atrasos e ausências frequentes.


Promover ações de reconhecimento e valorização, ajudam a manter o engajamento, seja por meio de feedbacks, treinamentos, promoções ou bônus salarial.


5. Ajude a melhorar a qualidade de vida

Para muitos colaboradores, manter a qualidade de vida é um fator fundamental para permanecer em uma empresa. Por isso, estimule oportunidades de melhorar a rotina dos funcionários, seja por meio do home office, regime híbrido, horário flexível, benefícios ligados à saúde, entre outros.


6. Observe o Fit Cultural

Desde o momento da contratação, analisar o Fit Cultural dos candidatos é indispensável para realizar contratações mais assertivas e garantir que pontos como o absenteísmo não sejam presentes durante o tempo do colaborador na empresa.


FONTE: PandaPé

ABSENTEÍSMO: tudo sobre o assunto e como reduzir essa taxa. PandaPé. São Paulo, 17 de mar. de 2022. Disponível em: <https://blog.pandape.com.br/absenteismo/>. Acesso em: 20 de abr. de 2022.


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