top of page

4 ferramentas de Coaching que todo profissional de RH deveria usar

Coaching é uma forma poderosa de desenvolver habilidades pessoais e profissionais, melhorando a performance das pessoas. Os profissionais de Recursos Humanos podem aproveitar as ferramentas de Coaching para potencializar o desenvolvimento e retenção de talentos na empresa.


4 ferramentas de Coaching que todo profissional de RH deveria usar
Coaching é uma forma poderosa de desenvolver habilidades pessoais e profissionais, melhorando a performance das pessoas.

Existem diversas ferramentas de coaching que podem ser implantadas na gestão de pessoas, entre elas estão: Roda da Vida, Avaliação 360, Rota de Ação e Rapport.


Para você entender melhor esses métodos, vamos explicar cada um separadamente:


1) Roda da Vida

A Roda da Vida é uma ferramenta simples de autoconhecimento, mas que oferece respostas significativas sobre cada parte importante da vida de um indivíduo e ajuda no alcance do equilíbrio pessoal.


Para utilizar essa técnica na empresa, você pode utilizar o formato de dinâmicas, convidando os colaboradores a participar de um momento em conjunto ou até mesmo fazendo isso setor por setor ou pessoa por pessoa.


Você precisará entregar um círculo dividido em oito partes para cada funcionário. Cada parte deve conter uma das seguintes grandes áreas da vida: família, finanças, espiritualidade, carreira, educação, amigos, saúde e cultura.


Cada área deve conter uma escala de 1 a 10 para que os colaboradores marquem com um “X” a que mais identificar o nível de satisfação deles. Após as marcações, é preciso pedir que um “X” seja ligado ao outro, formando um desenho. Esse desenho os ajudará a perceber se há um equilíbrio em suas vidas e pensar sobre melhorias.


2) Avaliação 360

A Avaliação 360 é um método no qual os colaboradores recebem feedback das pessoas que trabalham em torno deles. É uma forma eficaz de ter um outro olhar sobre o desempenho de cada colaborador, gerando benefícios para seu desenvolvimento profissional e para a empresa.


Esse sistema mede os comportamentos e competências, oferece um feedback sobre a percepção que os outros têm de um colaborador, trata de habilidades como ouvir, planejar e estabelecer metas; e é focado em áreas como trabalho em equipe, caráter e liderança.


3) Rota de ação

A Rota de Ação ou Road Map, como o próprio nome sugere, é um roteiro constituído de ações que levam o colaborador a alcançar suas metas estabelecidas, seja no âmbito profissional ou pessoal.


A meta principal, onde você deseja chegar, é diluída em metas parciais menores, que vão fazer você alcançar seu objetivo final. A Rota de Ação pode ser feita em forma de lista em ordem cronológica ou até mesmo de um fluxograma.


Essa ferramenta pode ser utilizada pelo setor de Recursos Humanos como uma estratégia para melhorar o desenvolvimento e produtividade dos colaboradores.


Realizar uma oficina com os funcionários tendo a técnica como tema pode ser uma ótima opção!


4) Rapport

Rapport é uma palavra em inglês que significa uma relação marcada por harmonia, conformidade, acordo e afinidade. Construir uma Rapport é uma habilidade importante que um líder deve possuir.


Trabalhar a construção dessas relações com cada líder de setor, por exemplo, é fundamental para alcançar melhores resultados.


Para implantar esse método, basta usar cinco técnicas simples: conheça seus colaboradores, dê feedbacks, seja acessível, seja cordial e cumprimente as pessoas e nunca esqueça de lembrar aos seus colaboradores o valor deles.


Esperamos que essas ferramentas possam fazer a diferença em sua empresa, melhorando o seu desempenho e de seus colaboradores.


FONTE: Impulse

4 FERRAMENTAS de coaching para profissionais de recursos humanos. Impulse. Brasília, 12 de abr. de 2017. Disponível em: <https://impulse.net.br/ferramentas-de-coaching-rh/>. Acesso em: 10 de jun. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

bottom of page